English Español Português

A arquitetura do centro histórico

A área central apresenta um amplo repertório de obras de arquitetura. De épocas mais afastadas conserva ainda alguns remanescentes do século XVIII, especialmente edifícios religiosos. No transcurso do século XIX, a partir da década de 1870, oferece um conjunto mais extenso de obras, incorporando novas técnicas construtivas e dando origem a novas expressões estilísticas, com o destaque dos edifícios públicos, como a Escola Caetano de Campos, o Teatro Municipal e o Tribunal de Justiça, entre outros. Assistiria, então, a gradativa transição do período eclético para a arquitetura moderna na primeira metade do século XX. Neste contexto, é possível observar com frequência, a presença simultânea de exemplares de mais de um período distinto, notadamente o contraste entre a arquitetura da Primeira República, o adensamento iniciado nos anos de 1920.

No quadro atual predominam edifícios de meados do século XX, constituídos de estruturas de grande porte. Os parâmetros urbanísticos vigentes na época de sua realização favoreceram ao intenso aproveitamento dos lotes, dando origem a uma área urbana compacta e de alta densidade. Trata-se de um vasto repertório de obras, compreendendo tanto as ocorrências pioneiras, que têm início nos primeiros anos da década de 1920, até os exemplares da arquitetura moderna dos anos 1960.

O estudo das informações de um período de mais de quatro décadas, oferece a oportunidade de revelar obras pouco conhecidas, de questionar os parâmetros de referência das várias modalidades de expressão da Arquitetura Moderna ou, eventualmente, promover revisões de aspectos de sua historiografia, pelo exame dos exemplares consagrados a partir das fontes documentais que lhes deram origem.

Estas edificações constituem um parque imobiliário de excelente qualidade construtiva e arquitetônica, de alta densidade, situadas na área mais acessível da cidade e dotada de extensa rede de infraestrutura. Além da importância pragmática de estruturas espaciais destinadas a determinados usos ou passíveis de transformações e adaptações, estas edificações constituem um acervo de alto valor cultural. Destacam-se na área em que se encontram tanto pelo valor simbólico das associações vinculadas ao sítio de fundação da cidade, como pelo cenário urbano, palco de episódios históricos de grande relevância. São, portanto, testemunhos da trajetória de transformação desta área da cidade, encerrando, cada uma delas, atributos singulares como realização arquitetônica.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK