English Español Português

Revista de Engenharia Mackenzie

Revista de Engenharia Mackenzie, maio de 1915, Ano 1, n° 1, Editorial:

REVISTA DE ENGENHARIA

Com o intuito de preencher uma lacuna já bastante sensível no círculo dos estudantes de Engenharia do Mackenzie College, aparece hoje a “Revista de Engenharia”, com um programa que sendo de grande alcance para o meio em que sai a luz, pode entretanto se resumir na simplicidade de seu título.

Não é pois com a intenção de constituir novidade no gênero que ensaia o seu primeiro passo titubeante, é certo, mas animado do melhor intuito.

Visando um sucesso real, a “Revista de Engenharia” baseia seu futuro exclusivamente no esforço de todos aqueles que, estudantes e profissionais, com elevação de vista e um amor à profissão digno dos maiores encômios, desejarem contribuir com o seu pecúlio intelectual com o fim de auxiliar este órgão dos estudantes do Mackenzie College a realizar seu intento de modo a satisfazê-lo na medida do possível.
Hoje, auxiliada pela dedicação e boa vontade dos que se comprometeram ao pugnar pela criação da “Revista” e coadjuvar no sentido de se lhe proporcionarem todos os meios de poder seguir sem desfalecimentos a diretriz que lhe está traçada, o corpo de redação apresenta, confiante na valia de seu esforço, o primeiro número, contendo artigos científicos de atualidade e real interesse para os estudiosos.

Entretanto, embora seja uma revista de alunos do curso de engenharia de um dado estabelecimento de ensino, as suas colunas receberão com grande prazer a colaboração de qualquer pessoa que deseje expor suas idéias científicas relativas à engenharia, sujeitando-as porem ao critério da redação que a respeito dará parecer, reservando-se ao direito de aceitar ou não os artigos que lhe forem enviados, sendo que em qualquer dos casos não se obriga à devolução dos originais.

Assim, sendo de grande alcance para o estudante a consideração das condições locais, que muitas vezes afetam consideravelmente a execução de trabalhos profissionais do engenheiro, a “Revista de Engenharia” publicará continuamente artigos relativos às obras de vulto já realizadas no nosso país, facilitando ao leitor a apreciação do valor e do desenvolvimento da engenharia brasileira.

Revista de Engenharia Mackenzie, maio de 2000, Ano 80, n° 178, pag. 4:

REVISTA DE ENGENHARIA

[breve histórico]

Em 1915, é criada a Revista Mackenzie College. Em 3 de abril de 1918, durante uma reunião do Centro Acadêmico Horace Lane, a revista passa para o centro sob denominação de Revista de Engenharia Mackenzie e ficando por ela responsáveis os acadêmicos Bráulio Guedes da Silva, Ernesto Von Ockel e Laudelino Lima Filho. Foi lavrada em ata esta importante deliberação nos seguintes termos: “O Centro Acadêmico Horácio Lane terá a seu cargo a Revista de Engenharia Mackenzie College que terá vida autônoma, à exceção da parte financeira. A redação compor-se-a de dois quarto-anistas, três terceiro-anistas e um segundo-anista, sendo que o tesoureiro da revista será o mesmo do Centro.” Hoje a Revista de Engenharia é conhecida nos meios empresarias no setor de Engenharia. Sua tiragem é de 6.000 exemplares que são distribuídos gratuitamente a todos os alunos da escola de engenharia do Brasil e do exterior; e a todos aqueles a quem possam interessar seus artigos, que primam por ser o que de melhor existe no campo da ciência e da tecnologia.      
 
“Revista de Engenharia Mackenzie”

Artigos, fotos e desenhos publicados a respeito de edificações no 1º Anel Viário
 
-nº 040 [dez 1926]: artigo “O crescimento da cidade de São Paulo”.

-nº 042 [mai 1927]: artigo “São Paulo Moderno”, pag. 26; “Palacete Meirelles”, no quarteirão entre as ruas 24 de Maio, D. José de Barros e Barão de Itapetininga: plantas, elevações e descrição do edifício.

-nº 044 [set 1927]: artigo “Alargamento da Rua do Carmo”, apresentação de uma perspectiva do projeto.

-nº 045 [nov 1927]: obras à rua do Carmo, enfoque nas fundações. Projeto para o Automóvel Club S.P., rua Libero Badaró, no entroncamento com as ladeiras São Francisco e do Ouvidor.

-nº 046 [mar 1928]: artigo “A Catedral de São Paulo”.

-nº 047 [jun 1928]: artigo “A Grande Avenida Central de São Paulo”; uma  implantação e uma elevação.

-nº 050 [mai 1929]: projeto do “Palácio do Congresso”, rua do Carmo, congratulações ao vencedor do concurso, Plínio Botelho do Amaral, mackenzista; uma perspectiva, uma elevação, cinco plantas e dois cortes.
-nº 052/053 [jun 1930]: desenho intitulado “Procjeto-These para o Novo Viaduto do Chá”; foto de prédio de apartamentos, avenida São João, nº34.

-nº 054 [out 1930]: Cineteatro Paratodos, largo Santa Ifigênia com a rua Antonio de Godoy, planta e (diversas) fotos.

-nº 055 [jun 1931]: artigo “Viaducto da Boa Vista”, descrição do projeto e apresentação de perspectiva.

-nº 056 [set 1931]: perspectiva do viaduto da Boa Vista.

-nº 057 [abr 1932]: reforma do edifício à rua Florêncio de Abreu nº7, de propriedade da família Maluf, fotografia e planta (1º andar, apenas).

-nº 058 [jun 1932]: artigo “Projeto de uma garage subterrânea no largo da Sé em S.P.”, descreve os problemas de transito no centro velho em 1932, propondo esta solução em desenho esquemático perspectiva + corte.

-nº 060 [abr 1933]: desenho intitulado “Supressão das porteiras da S.P.R. e melhoramentos em frente a estação do Norte”.

-nº 064 [mai 1926]: artigo “Novo Viaduto do Chá”, com  memorial descritivo (bastante detalhado) e perspectiva do projeto.

-nº 068 [mar 1938]: artigo “Em torno da publicação do trabalho ‘Cadastro Imobiliário de S.P.’”, acerca de extenso levantamento de autoria de Roberto A. Corrêa de Brito, diversas fichas e tabelas; trabalho completo publicado por: Edição da União Paulista de Imprensa, para o período de 1937/38.

-nº 069 [jul 1938]: artigo “A depreciação dos edifícios nos grandes centros urbanos”, apresenta alguns gráficos e pranchas. Artigo “A transformação urbanística do Brasil”, comentando diretrizes urbanísticas do Estado Novo.

-nº 070 [out 1938]: artigo “Estudo comparativo de dois prédios com áreas diferentes”, sendo o 1º o ed. Paes de Almeida, rua Boa Vista, 24, e o 2º na rua Benjamim Constant, a ser descrito na edição seguinte [aparentemente se esqueceram].

-nº 071 [fev 1939]: artigo “Cine Bandeirantes”, localizado no largo do Paissandu, nº 132, implantação, plantas, elevações e croquis. Artigo “Edifício dos escritórios gerais da Companhia Telefônica Brasileira”, rua  de 7 Abril, uma perspectiva, duas fotos internas.

-nº 072 [mai 1939]: artigo “Elementos sobre os métodos de avaliação de propriedades”.

-nº 073 [ago 1939]: continuação do artigo “Estudo comparativo de dois prédios com áreas diferentes”, iniciado no nº 070.

-nº 076 [set 1940]: apresentação do projeto do Hotel Esplanada. Memorial descritivo, croquis, perspectivas e plantas.

-nº 081 [fev 1943]: apresentação do edifício sede IAPETEC, av. 9 de julho. Apresentação de projeto para o Banco do Estado de São Paulo.

-nº 082 [mai 1943]: artigo “Cine Ritz”, planta, corte, quatro fotografias; propaganda do fornecedor dos materiais.

-nº 083 [ago 1943]: propaganda “Casa dos Presentes”, largo São Francisco nº 66; foto fachada e foto interior.

-nº 084 [out 1943]: projeto de edifício de apartamentos por Rino Levi, sem indicação de endereço, mas possivelmente dentro da área de interesse; foto e três plantas.

-nº 092 [out 1946]: artigo “O problema da Habitação em São Paulo”.

-nº 095 [mai 1949]: artigo “Prédio à Avenida 9 de Julho, S. Paulo”, croqui.

-nº 097 [out 1949]: croqui Ed. “N. S. da Candelária”, rua Direita, 237. Croqui Ed. “Emilio Carrano”, rua da Liberdade 103. Breve artigo “Prédio à Av. 9 de Julho”, o já citado IAPETEC. Propagandas conjuntas de fornecedores de material para construção do Ed. “Brasilar”, praça das Bandeiras 40, três fotos.

-nº 098 [jan 1950]: croqui Ed. “Malvina”, rua Direita. Propagandas conjuntas de fornecedores de material para construção do Ed. “Gasparian” Av. Ipiranga 536.

-nº 099 [abr 1950]: foto Ed. “Estamparia”, rua da Consolação 37.

-nº 100 [jun 1950]: apresentação de prédio de apartamentos à AV. Visconde de Rio Branco 304, uma foto e planta tipo.

-nº 101 [jul-ago 1950]: croqui “Prédio Conde de Prates” [em construção (diz a legenda)], praça do Patriarca.

-nº 102 [set-out 1950]: artigo Cine Rio”, rua da Consolação; cinco fotos, planta e corte. Ed. “Sucupira”, rua Cap.-Mor Gerônimo (sic) Leite, croqui e plantas.

-nº 103 [nov-dez 1950]: artigo “Diagnóstico Urbanístico da Paulicéia”. Cine Marrocos, fotos.

-nº 104 [jan-fev 1951]: Ed. “Paulista”, de Rino Levi; propagandas de fornecedores seguidas por artigo com fotos.

-nº 108 [set-out 1951]: propaganda dos Elevadores Atlas para o Ed. “CBI Esplanada”, duas fotos.

-nº 115-116 [nov-dez 1952]: artigo “A Cidade Levanta seus Cimos ao Céu”, apresentando fotografias de [ótimas] maquetes dos “Eds. París-Roma-Rio e do Teatro de Arte Moderna”, Av. 9 de julho [fora da área], “Ed. E Galeria Califórnia”, fachada rua Barão de Itapetininga X rua Dom José de Barros e “ED. Montreal”. Duas fotos de Edifícios em Higienópolis.

-nº 124-125 [mai-ago 1955]: artigo “Levanta-se em S. Paulo o primeiro edifício de Estrutura Metálica- prosseguem as obras da garage de 16 andares”, nas “proximidades da Faculdade de Direito”

-nº 129 [jun-jul 1956]: propaganda de litocerâmica, foto do Ed. “Palácio do Café”.

-nº 135 [jan-fev 1958]: artigo “Alguns aspectos dos problemas de trânsito e de transporte coletivo e urbano”, mapas temáticos, gráficos e tabelas. Propaganda “Elevadores Atlas” para Ed. “Palácio do Comercio” [primeiro prédio no Brasil com estrutura metálica fabricada pela CSN (diz a legenda)]; foto, na qual é visível o Teatro Municipal. Propaganda do “1º Salão Internacional de Engenharia, Arquitetura, Urbanismo e Decorações”, patrocinado pelo Centro Acadêmico Horace Lane, e realizado na Galeria California.

-nº 138 [mar-abr 1959]: propaganda dos Elevadores Atlas para o Ed. “H. Lara S.A.”, praça Antonio Prado, esquina com rua São Bento, foto da fachada e da casa de máquinas.

-nº 000 [set 1999] ed. Hist.: republicação do artigo sobre o Hotel Esplanada do nº 76.



Edifícios relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK